Hoje, recuamos à 2ª Taça de Portugal que o FC Porto conquistou durante os anos 90. Foi a única Taça conquistada durante o reinado de Bobby Robson. O treinador inglês, apesar de também ter vencido dois campeonatos nacionais, não conseguiu atingir a desejada «dobradinha». No entanto, conseguiu vencer todos os troféus nacionais (Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) durante os dois anos e meio que permaneceu nas Antas.
As fotos que hoje recuperamos registam dois momentos distintos dessa edição prova. A primeira, mostra-nos um lance, junto à área do FC Porto, em que intervêm Fernando Couto, Juskowiak e João Pinto. A segunda, regista o momento em que João Pinto, Vítor Baía e Pinto da Costa aguardavam que estivessem reunidas as condições de segurança para se proceder à entrega do troféu.
Esta foi a célebre edição da Taça de Portugal que ficou marcada pelo arremesso de vários objectos (garrafas, isqueiros,...) durante a entrega da Taça ao 'capitão' João Pinto e que, inclusivamente, obrigou a polícia a proteger Manuela Ferreira Leite, na altura Ministra da Educação e, nesse dia, responsável pela entrega do troféu. Infelizmente, essas cenas lamentáveis não tiveram o devido eco na imprensa indígena, vá-se lá saber porquê...
Essa edição da Taça de Portugal só foi decidida após uma Finalíssima. Depois de empatarem (0-0) na Final, FC Porto e Sporting (de Carlos Queiroz), encontraram-se novamente no Jamor para o decisivo encontro. Uma vitória do FC Porto por 2-1 (golos de Rui Jorge, Vujacic e Aloísio) terminou com as dúvidas sobre o vencedor do único troféu que os dois clube poderiam conquistar nessa época (o campeonato tinha fugido para a Luz).
Sem comentários:
Enviar um comentário