segunda-feira, 4 de maio de 2009

«Curiosidades FCP» - A primeira vitória na Volta a Portugal

Deixamos o universo do futebol para recordarmos a primeira vitória do Ciclismo do FC Porto na Volta a Portugal em bicicleta.
Fernando Moreira foi o primeiro ciclista do FC Porto a vencer a prova raínha do ciclismo nacional. Estávamos em 1948 e essa conquista marcou o início de três vitórias consecutivas do FC Porto na Volta a Portugal. Depois do triunfo de Fernando Moreira, seguiu-se o 'bis' de Dias dos Santos, que venceu a Volta em 1949 e 1950.
Do final da década de 40 até ao início dos anos 60, o FC Porto atravessou o seu melhor período na modalidade (em baixo, na foto, a equipa de 1951). De 1948 a 1964, realizaram-se 15 edições da Volta a Portugal, tendo o FC Porto vencido 9 dessas provas. Ou seja, o FC Porto venceu mais de metade das edições da Volta a Portugal em bicicleta realizadas durante esse período. Fernando Moreira, Dias dos Santos, Moreira de Sá, Carlos Carvalho, Sousa Cardoso, Mário Silva, José Pacheco e Joaquim Leão foram os homens do FC Porto que, durante esse período, chegaram ao fim da Volta com a camisola amarela.
Contudo, ao sucesso individual também ficaram associados os bons resultado da equipa. A nível colectivo, e durante o mesmo período, o FC Porto venceu a Volta em 8 ocasiões.
É curioso que, apesar de já ter abandonado a prática desta histórica modalidade, o FC Porto continua a ser o clube português com mais vitórias individuais na Volta a Portugal. O FC Porto soma 12 triunfos individuais, contra apenas 9 de Benfica e Sporting. A nível colectivo, o FC Porto é o segundo clube da lista, com 11 vitórias (o Sporting lidera a tabela, com 13 vitórias).
Apesar de, nessa altura, o Futebol do FC Porto atravessar uma das maiores crises da sua história (interrompida em 1955/56, com a conquista da dobradinha) o clube dava mostras de grande vitalidade nas outras modalidades. Aos triunfos no Ciclismo, juntavam-se as vitórias no Andebol (nesse período, o FC Porto dominava as duas variantes jogadas em Portugal: 'Andebol de 7' e 'Andebol de 11') e no Basquetebol (o FC Porto foi campeão nacional em 1951/52 e 1952/53).

6 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Moreira, o primeiro ciclista do FC Porto vencedor de uma Volta a Portugal, nasceu antes deste Fernando Moreira que está a escrever estas linhas. No entanto, muitas vezes ao longo da minha vida, quando me identificava perante pessoas mais velhas, obtinha este comentário: "Não é o da Volta a Portugal, pois não?..."
É que Fernando Moreira (o ciclista) foi extraordinariamente famoso em todo o país e um ídolo dos adeptos portistas. Para mim é uma honra ter o mesmo nome de um grande atleta do FC Porto, o meu querido FC Porto!
Um abraço a todos os portistas e desportistas.
Fernando Moreira - Vila Real

Anónimo disse...

Nesta foto da equipa de 51, se não me engano o camisola amarela é o Moreira de Sá (também Fernando) e o último da direita julgo ser o Onofre Tavares. Como a foto não é do meu tempo e esse período é dos menos tratados em estudos / publicações, reconheço-os por fisionomias de associação a fotos /documentos e livros do que possuo. Deve haver quem ainda saiba reconhecer estes nossos antigos ciclistas, desta foto, pelo que lanço um género de desafio a que porventura apareça alguém, que há por certo, para p. f. prestar esta informação, para conhecimento e memória.
Obrigado e viva o Porto, sempre!
Armando Pinto

Anónimo disse...

Ao amigo Ricardo Vara, o eterno agradecimento por este autêntico Museu.

Ao amigo Armando Pinto, dizer-lhe que o Onofre Tavares não está nes ta foto.

Mas, se o quiser ver pessoalmente, desloque-se à Brasileira onde ele está (quási) todas as tardes a to mar o seu cafézinho e na cavaquei ra com antigos ciclistas do seu tempo.

Vem todos os dias de Gulpiulhares (onde reside) e disse-me há dias que era o sócio nº 130 e tal, mas está muito desencantado com o Clu be.

Sabe-se lá porquê... mas calcula-se.

Anónimo disse...

Me causó una gran alegria al ver estas notas historicas tan interesantes del famoso corredor de bicicleta Fernando Moreira.
Mi padre,emigrante, ya fallecido, era muy amigo de el. El vivió un tiempo en Caracas,cuando era yo apenas un niño de aproximadamente 7 años lo fuimos a visitar me acuerdo perfectamente.(hoy tengo 52a,naci en Venezuela, y te felicito por tu excelente BlocK. (Disculpen pero o meu portugues e muito fraquinho) Javier De Miranda

Anónimo disse...

Na foto reconheço da esquerda para a direita,Alberto Cerqueira,Sousa Santos,Amandio Cardoso,Luciano Sá vencedor da Volta de 1952,Moreira de Sá,e Artur Coelho.A foto é de 1952 e não 1951,nesse ano Alves Barbosa,pegou na camisola amarela no primeiro dia,e não mais a largou. Um abraço Joaquim Costa ex.ciclista.

Anónimo disse...

Quero rectificar o meu comentário de 8 de Novembro,os ciclistas da foto são da esquerda para a direita,Alberto Cerqueira,Sousa Santos,Amandio Cardoso,Fernando Moreira de Sá,Luciano de Sá e Emidio Pinto,esta foto é da volta de 1952,ganha pelo Fernando Moreira de Sá.