quinta-feira, 28 de maio de 2009

A importância de celebrar nas ruas

O FC Porto regressou às ruas. Finalmente! Depois de vários anos a celebrar os títulos no altíssimo varandim do Estádio do Dragão, já era altura de voltar às velhinhas ruas da cidade Invicta. A iniciativa foi um sucesso!
Já tínhamos saudades de ver as multidões rodearem um autocarro do clube. O FC Porto nunca devería ter levado o conflito com Rui Rio ao extremo de privar os adeptos do contacto com os jogadores em pleno centro da cidade. Esse capricho tinha como objectivo enfraquecer o actual Presidente da Câmara, tentando virar contra Rui Rio os potenciais «eleitores portistas», mas que acabou por ter o efeito contrário, ou seja, acabou por afastar o FC Porto da sua cidade. Saúde-se, por isso, o regresso do FC Porto à 'downtown'!
No passado, já tínhamos colocado reticências à opção de levar os «campeões» ao varandim do Estádio do Dragão. Afinal, não fazia muito sentido prolongar uma festa exactamente no mesmo local onde a mesma se tinha iniciado.
Além de obrigar os adeptos a uma prolongada espera, essa solução não permitia uma verdadeira proximidade com os jogadores.
Agora, o FC Porto provou que, com um acto relativamente simples, se pode criar momentos de grande alegria no centro da cidade. Só foi pena a festa não ter o apoio da autarquia local e de outras instituições públicas e privadas da cidade. Os preconceitos de Rui Rio em relação ao Futebol (e à própria Cultura) tornaram as coisas mais difíceis de concretizar. Ainda assim, o FC Porto devería ter tomado esta iniciativa mais cedo. Ninguém saiu a ganhar do «braço de ferro» com o actual Presidente da Câmara.
Ao deslocar-se à Baixa, e ao mesmo tempo que celebra o título, o FC Porto dinamiza a cidade e promove a participação dos cidadãos em futuras actividades desportivas e culturais.
Festejar os títulos na Baixa da cidade permite ao FC Porto:
- aproximar-se do povo anónimo e dos jovens que não são associados do clube;
- potenciar a cumplicidade entre a cidade e o seu clube mais representativo;
- aproximar os adeptos dos jogadores, que estão quase sempre no longínquo e inacessível Centro de Estágio do Olival;
- dar a conhecer aos novos jogadores a realidade do (FC) Porto e, ao mesmo tempo, assegurar a sua responsabilidade e vinculação aos futuros êxitos do clube;
- deixar bem vincado, perante os jogadores, que a festa é consequência do trabalho realizado durante a época e as futuras vitórias serão premiadas de forma idêntica;
Por isso, venham mais festas na Baixa da cidade!

1 comentário:

Dragaopentacampeao disse...

Foi a demonstração plena de como se pode festejar na sala de visitas da cidade mesmo sem o beneplácito do presidente da Câmara.

Concordo que o FC Porto nunca deveria ter abandonado os festejos na Avenida dos Aliados, principalmente depois de termos visto como o povo portuense aderiu.

A repetir em próximas oportunidades.