domingo, 18 de janeiro de 2009

«Curiosidades FCP» - A surpresa Once Caldas

Recuamos à caminhada do Once Caldas na 'Copa Libertadores 2004' com uma primeira página do diário 'La Patria'. Este periódico sul-americano classificou a vitória do Once Caldas na 'Copa Libertadores' como uma autêntica proeza para o futebol colombiano. O Once Caldas nem sequer fazia parte do grupo dos principais favoritos a vencer a competição e conquistou um troféu que, actualmente, parece mais destinado aos históricos clubes argentinos e brasileiros.
Depois do Peñarol, os colombianos foram o segundo adversário do FC Porto numa final da Taça Intercontinental. Para lá chegar, o Once Caldas necessitou de vencer a 'Copa Libertadores', competição equivalente à 'Liga dos Campeões da UEFA'. Os colombianos começaram por ser apurados na 1ª fase ao vencerem o Grupo 2, que também incluía o histórico Vélez Sársfield, da Argentina. Como se classificou em primeiro lugar do seu grupo, o Once Caldas defrontou, e eliminou, nos Oitavos-de-final um adversário pouco cotado, o Barcelona do Equador. As dificuldades chegaram na fase seguinte. O histórico Santos, do Brasil, foi o adversários dos colombianos nos Quartos-de-final. Depois de empatar (1-1) no Brasil, o Once Caldas venceu o Santos, por 1-0, na Colômbia. Seguiu-se outro gigante sul-americano nas meias-finais, o São Paulo. Na 1ª mão, os colombianos voltaram a empatar no Brasil para depois vencerem (2-1) em sua casa e avançarem para a histórica presença na final da prova.
O Boca Juniors, da Argentina, foi a última vítima do Once Caldas nessa edição da Libertadores. Depois de se terem registado dois empates nas duas mãos da final, o Once Caldas venceu os argentinos nas grandes penalidades. Foi a loucura na Colômbia!
Fazendo sempre o jogo da 2ª mão em sua casa, o Once Caldas superou 3 campeões sul-americanos para chegar ao título. Antes de derrotar o Boca, que tem 5 títulos, os colombianos deixaram para trás Santos e São Paulo. Notável!
Com a conquista da Libertadores, o Once Caldas garantiu o segundo título colombiano na história da competição. A única vitória da Colômbia na 'Copa Libertadores' havia sido em 1989, quando o Atlético Nacional derrotou o Olimpia, do Paraguai.
Quanto à final da Taça Intercontinental (em cima, na foto, Diego e um jogador colombiano), talvez tenha sido a final (das organizadas pela FIFA ou pela UEFA) mais fácil que o FC Porto disputou em toda a sua história. Contudo, por um motivo ou por outro, a bola simplesmente não queria entrar na baliza dos colombianos. Os postes, e a excelente exibição do guarda-redes Juan Carlos Henao, adiaram tudo para as grandes penalidades. Venceu o FC Porto: 8-7!

Sem comentários: