terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Brondby, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87

Já não se fazem bilhetes assim! Este ingresso deu acesso ao FC Porto-Brondby (Dinamarca), da 1ª mão dos Quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1986/87. Um bilhete com a imagem de um Barco Rabelo no Douro e a Ribeira ao fundo. Precioso!
O FC Porto encontrou os campeões dinamarqueses depois de afastar o Rabat Ajax (Malta) e o Vitkovice (Checoslováquia). Quanto ao Brondby, atingiu os Quartos-de-final da prova depois de eliminar o Honved de Budapeste (Hungria) e o Dynamo de Berlim (ex-RDA).
Nessa altura, o Brondby era considerada a equipa mais forte do futebol nórdico. Ebbe Skovdahl, que na época seguinte viría para o Benfica, orientava um conjunto de jogadores que marcaram uma época no futebol dinamarquês. O guarda-redes Peter Schmeichel , o capitão da selecção dinamarquesa Lars Olsen, o conceituado John Jensen, o goleador Kim Vilfort e o jovem promissor Brian Laudrup, entre outros, eram alguns dos que representavam o Brondby e que se cruzaram com o FC Porto em 1987. Apesar de só ter atingido os Quartos-de-final da TCE, durante aquele período o Brondby sagrou-se por 3 vezes campeão da Dinamarca (1985, 1987 e 1988).
A eliminatória foi extremamente complicada para o FC Porto. Talvez o potencial dessa equipa do Brondby não tivesse sido, na altura, devidamente enaltecido. No entanto, os dinamarqueses provaram que eram uma equipa forte logo no jogo da 1ª mão (1-0), pois só aos 71 minutos de jogo é que Madjer marcou a Schmeichel o golo que deu vantagem ao FC Porto para o segundo jogo.
Na 2ª mão, os dinamarqueses ainda igualaram a eliminatória, com um golo de Steffensen, aos 36 minutos de jogo, mas Juary voltaría a ser decisivo, igualando a partida aos 70’. O FC Porto estava na meia-final!

1 comentário:

R.Moreira disse...

Este bilhete demonstra a união entre o Clube,a Cidade,e o seu
Povo . . . União essa que NUNCA
será destruida por um qualquer
Rio Inquinado ...!!!