segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A imprensa indígena!

O 'Paixão pelo Porto' faz hoje um parêntesis no acompanhamento da história e da actualidade do "nosso" FC Porto para recuperar uma crónica de um diário desportivo depois do Belenenses-Benfica de Sexta-feira passada.
Apesar de não ser essa a génese do 'blog', o sectarismo de alguma imprensa desportiva é tão evidente que me convidou a recuperar alguns excertos dessa crónica sobre o 'derby' do Restelo. Sim, porque eu simplesmente não quería acreditar no que estava a ler!
Se a crónica em causa tivesse sido escrita em romeno, qualquer leitor menos atento ía julgar que se tratava de uma edição de um periódico daquele país de Leste com o rescaldo de um jogo do Steaua de Bucareste em pleno regime ditatorial de Ceausescu. Naquela altura, a policia secreta ('Securitate') mantinha um controle firme sobre a liberdade de expressão e os meios de comunicação social, e não tolerava qualquer tipo de crítica ou apreciação desfavorável aos méritos do clube do regime, o histórico Steaua de Bucareste. A imprensa desportiva tinha ordens para enaltecer todo e qualquer tipo de feito do maior clube da capital e, ao mesmo tempo, branquear qualquer tentativa de outro clube para se impor e afirmar no futebol romeno. Quem não o fizesse... A comparação é excessiva mas, quase 20 anos depois do fim do regime comunista romeno, ainda conseguimos assistir a alguns regressos ao passado na imprensa escrita portuguesa. Recordar é viver!
Senão reparem, o jornalista começa por afirmar que se assistiu a um grande espectáculo no Estádio do Restelo (pergunto o que terá sido o Nacional-FC Porto, um épico?), para logo depois nos brindar, de forma detalhada, com o conjunto de erros do árbitro que, supostamente, terá prejudicado o Benfica. Isto depois de várias semanas em que o nosso maior rival mais não fez do que aproveitar os constantes equívocos das equipas de arbitragem para vencer os seus jogos. Pelo meio ainda sobram elogios às qualidades (!?) de Pablo Aimar, não fosse ele candidato a 'Bidone d'Oro' da Liga portuguesa 2008/09! Só lendo...
Será que o Belenenses vai sofrer represálias da 'Securitate', perdão, d' A Bola, por ter roubado pontos ao primeiro classificado da Liga?
O treinador do Benfica, Quique Flores, é que “não vai em crónicas” e ainda é dos poucos a manter a lucidez: «Sobram capas de jornais e falta rendimento», comentou no final.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

De facto é um nojo. E que dizer da televisão pública que já vai na 10ª repetição da entrevista do mercenário, Paulo Assunção?

Um abraço

Paulo Moreira disse...

O que esses "jornalistas" querem, sabemos nós.

Anónimo disse...

Engraçado. Ontem falava com colegas lampiões que tinham este mesmo discurso. Afinal quem é que tem razão?