quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Uma batalha pelas meias-finais!

Foi aquilo a que se assistiu ontem no Dragão durante toda a segunda-parte. Mas foi uma batalha leal e intensa entre as duas equipas. FC Porto e Leixões deixaram a pele em campo!
Já esperávamos um jogo difícil, mas com o que não contávamos era com uma segunda-parte cheia de emoção e de futebol ‘à inglesa’, sem interrupções e jogada nos limites. Venceu o FC Porto porque criou sempre mais e melhores oportunidades. Contudo, e apesar de termos iniciado o jogo sem 5 habituais titulares, continuamos a permitir demasiada posse de bola ao adversário. Tal como no jogo frente ao Braga, o FC Porto voltou a dar muita iniciativa de jogo ao Leixões, mas que foi novamente compensada com uma excelente atitude e concentração defensiva. Neste particular, destaco os últimos 10 minutos de jogo. Com apenas um golo de vantagem, o FC Porto deu uma lição de como se deve defender nos últimos minutos de uma partida. Com agressividade e pressão alta, o FC Porto não permitiu que o Leixões se aproximasse da área de Nuno. Nota muito positiva para a forma como o FC Porto está a defender. No entanto, o acerto defensivo não está a ser acompanhado pela dinâmica que caracterizou o ataque do FC Porto em jogos anteriores. Lisandro, por exemplo, tem sido demasiado perdulário em frente à baliza. Tem havido sempre algo a perturbar a finalização do argentino. Um ressalto, uma perna de um adversário, uma má recepção,... Licha anda sem faro de golo!
Fica uma nota também para o Leixões, que nunca baixou os braços e jogou o jogo pelo jogo no Dragão. Excelente atitude das duas equipas.
Depois dos frenéticos segundos 45 minutos de hoje, fica uma interrogação sobre a forma como o FC Porto se vai apresentar no Restelo. Hoje houve gente que teve que correr muito (Lucho, Meireles, Lisandro,...). Mas Jesualdo fez bem ao apostar em alguns habituais titulares porque o adversário, e a tradição da prova, assim o exigiam. Venham as meias-finais!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sinceramente, já começo a ficar cansado de ver o F.C.Porto jogar abaixo dos mínimos exígiveis.
Ontem, com um dia de cão, bom para ficar em casa a ver no sofá, muitos portistas desafiaram a intempéride para irem ver ao vivo. E que viram, viram mais uma vez um mau jogo da sua equipa e, quando, estavam reunidas as condições - um golo logo aos 5 minutos -, para jogar bem, ganhar tranquilamente e sem estarmos o tempo todo, com o credo na boca.
Já é tempo para Jesualdo de deixar de desculpas com a falta deste ou daquele ou com cansaço para a frente e poupanças para trás. O Leixões ontem, em relação à equipa que ganhou para a liga, jogou sem os dois melhores jogadores - Wesley e Braga - e continuou a jogar bem e a ser uma equipa que sabe jogar, ao contrário do F.C.Porto, que joga aos repelões, não pressiona, erra passes atrás de passes, coloca-se a jeito e ontem, só não teve de enfrentar um prolongamento, que seria muito mau, porque Nuno foi o seu melhor jogador.
Os pragmáticos dirão que o que é preciso é ganhar, eu, talvez por estar mal habituado, digo que para mim é perfeitamente possível ganhar e jogar bem melhor.

Um abraço

planetaportugal disse...

Caros Amigos

O FC Porto PlanetaPortugal vêm convidar-vos, a todos, para participarem numa nova funcionalidade que acabamos de inaugurar.
Criámos várias Colunas Temáticas no nosso Portal onde todos os Portistas podem inscrever os seus artigos podendo usar como recurso,além de texto, imagens e video.
Para inserirem os vossos artigos deverão clicar em "Publica aqui o teu artigo que está do lado direito em http://fcporto.planetaportugal.com
Para tal basta registarem-se no nosso portal para terem acesso à consola e têm à disposição as seguintes colunas:

O Aselha de Ouro:
Uma coluna que pretende investigar e dar a conhecer aqueles que foram, os jogadores "flop" do Futebol Clube do Porto.

O Olheiro:
Esta coluna pretende tornar cada um de vós num Olheiro espalhado pelo mundo que ajudem a encontrar jogadores válidos para o nosso Clube. O Futebol Clube do Porto irá receber os vossos textos.

Táctica de Bancada:
Aqui poderão colocar os vossos artigos que abordem toda a parte técnica , desde a táctica utilizada pelo nosso treinador, aos métodos de treino, motivação psicológica, desenvolvimento técnico.

Faz-me Rir:
Não podíamos deixar de ter um apontamento justo de Humor. Assim o convite que vos é feito, passa por publicar textos, imagens ou vídeos que espalhem a boa disposição por quem os vai lêr.

O Homem da Nota:
"O Homem da Nota" pretende ser a coluna onde abordaremos todos os aspectos financeiros do Clube. Desde Orçamentos, políticas económicas do clube, passivo etc.

Eu não cabia em mais lado nenhum:
Para generalizar este espaço pretende ser completamente Off-Topic podendo o nosso membro escrever aqui um artigo sobre a formação no nosso clube, outros desportos, arbitragens etc ou podendo mesmo sair do domínio do futebol e podendo falar da crise que assola o mundo inteiro ou aquilo que bem se lembrarem

Estado de Alma:
A Coluna onde o Portista expressa o seu estado emocional relativamente ao FC Porto a cada momento do nosso percurso do campeonato.

Dragãociclopedia:
Este espaço está destinado a criar artigos Históricos sobre o nosso Porto ou jogadores do nosso Clube.

As regras são simples:


1 º - Deverá sempre ser o autor do texto a fazer a publicação do mesmo.

2 º - Se for proprietário de um Blog e quiser publicar aqui um texto que já tenha publicado no seu blog, pode fazê-lo desde que seja o autor do mesmo. Neste caso poderá, se quiser, colocar no fim do texto um link do seu blog informando que o mesmo texto já foi lá publicado também.

3 º - Todos os artigos são alvo de análise por parte dos moderadores de modo a verificar que os mesmos contém os critérios necessários para serem publicados no nosso Portal.

4 º - Todos os artigos publicados no portal terão um imediato link no Fórum onde poderão ser discutidos em âmbito de Fórum.


Esperamos que apreciem esta nova funcionalidade que é feita para todos vós.

Fica um grande abraço

FC Porto PlanetaPortugal