quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Uma batalha pelas meias-finais!

Foi aquilo a que se assistiu ontem no Dragão durante toda a segunda-parte. Mas foi uma batalha leal e intensa entre as duas equipas. FC Porto e Leixões deixaram a pele em campo!
Já esperávamos um jogo difícil, mas com o que não contávamos era com uma segunda-parte cheia de emoção e de futebol ‘à inglesa’, sem interrupções e jogada nos limites. Venceu o FC Porto porque criou sempre mais e melhores oportunidades. Contudo, e apesar de termos iniciado o jogo sem 5 habituais titulares, continuamos a permitir demasiada posse de bola ao adversário. Tal como no jogo frente ao Braga, o FC Porto voltou a dar muita iniciativa de jogo ao Leixões, mas que foi novamente compensada com uma excelente atitude e concentração defensiva. Neste particular, destaco os últimos 10 minutos de jogo. Com apenas um golo de vantagem, o FC Porto deu uma lição de como se deve defender nos últimos minutos de uma partida. Com agressividade e pressão alta, o FC Porto não permitiu que o Leixões se aproximasse da área de Nuno. Nota muito positiva para a forma como o FC Porto está a defender. No entanto, o acerto defensivo não está a ser acompanhado pela dinâmica que caracterizou o ataque do FC Porto em jogos anteriores. Lisandro, por exemplo, tem sido demasiado perdulário em frente à baliza. Tem havido sempre algo a perturbar a finalização do argentino. Um ressalto, uma perna de um adversário, uma má recepção,... Licha anda sem faro de golo!
Fica uma nota também para o Leixões, que nunca baixou os braços e jogou o jogo pelo jogo no Dragão. Excelente atitude das duas equipas.
Depois dos frenéticos segundos 45 minutos de hoje, fica uma interrogação sobre a forma como o FC Porto se vai apresentar no Restelo. Hoje houve gente que teve que correr muito (Lucho, Meireles, Lisandro,...). Mas Jesualdo fez bem ao apostar em alguns habituais titulares porque o adversário, e a tradição da prova, assim o exigiam. Venham as meias-finais!

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Sinceramente, já começo a ficar cansado de ver o F.C.Porto jogar abaixo dos mínimos exígiveis.
Ontem, com um dia de cão, bom para ficar em casa a ver no sofá, muitos portistas desafiaram a intempéride para irem ver ao vivo. E que viram, viram mais uma vez um mau jogo da sua equipa e, quando, estavam reunidas as condições - um golo logo aos 5 minutos -, para jogar bem, ganhar tranquilamente e sem estarmos o tempo todo, com o credo na boca.
Já é tempo para Jesualdo de deixar de desculpas com a falta deste ou daquele ou com cansaço para a frente e poupanças para trás. O Leixões ontem, em relação à equipa que ganhou para a liga, jogou sem os dois melhores jogadores - Wesley e Braga - e continuou a jogar bem e a ser uma equipa que sabe jogar, ao contrário do F.C.Porto, que joga aos repelões, não pressiona, erra passes atrás de passes, coloca-se a jeito e ontem, só não teve de enfrentar um prolongamento, que seria muito mau, porque Nuno foi o seu melhor jogador.
Os pragmáticos dirão que o que é preciso é ganhar, eu, talvez por estar mal habituado, digo que para mim é perfeitamente possível ganhar e jogar bem melhor.

Um abraço