sábado, 25 de agosto de 2007

Clássico no Domingo!

A história dos confrontos entre FC Porto e Sporting, jogados na Invicta, é claramente favorável ao actual Campeão. Nos últimos 30 anos, apenas por duas vezes o FC Porto foi derrotado na recepção ao Sporting em jogos do Campeonato Nacional. Uma estatística reveladora das dificuldades que o nosso adversário tem, sempre que visita a Invicta, e uma tradição que vamos querer manter no próximo Domingo. Curiosamente, nessas duas vezes em que foi derrotado pelo Sporting em casa, o FC Porto foi Campeão. Na época 1996/97, com António Oliveira, e na época anterior com Jesualdo Ferreira. Mas no Domingo é pra ganhar!
A propósito do clássico, hoje recordamos uma caricatura que saiu na capa de uma edição de Sábado (de Novembro de 1987) do jornal “A Bola”, na véspera de mais um “clássico” do futebol português, entre o FC Porto e o Sporting, realizado no Estádio das Antas. À esquerda, o treinador do FC Porto da altura, o jugoslavo Tomislav Ivic. Ao meio, o treinador do Sporting de então, o inglês Keith Burkinshaw e à direita, o técnico do Varzim, Henrique Calisto. No início da 2ª volta, Burkinshaw não resistiria aos maus resultados e seria substituído por António Morais. O FC Porto, depois de já ter conquistado a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, estava embalado para ser Campeão Nacional e venceu essa partida por 2-0 com golos de Madjer e Sousa. Por seu lado, o Sporting, à semelhança de épocas anteriores, voltaria a fazer um campeonato decepcionante, ficando em 3º lugar, atrás do Benfica.
Nessa época, o FC Porto foi derrotado apenas 1 vez, sofreu apenas 15 golos e marcou 88! Fernando Couto era uma jovem promessa e realizou apenas 1 jogo enquanto que Fernando Gomes continuava a coleccionar golos, nessa época marcou 21. O FC Porto conquistaria também a Taça de Portugal derrotando o Vitória de Guimarães por 1-0 (golo marcado por Jaime Magalhães), na final disputada no Estádio Nacional, no Jamor. Aqui fica o plantel 1987/88:

Grs: Mlynarczyk e Zé Beto;
Def: João Pinto, Celso, Geraldão, Inácio; Bandeirinha, Lima Pereira, Eduardo Luís, Barriga e Fernando Couto;
Med: Jaime Magalhães, André, Jaime Pacheco, Sousa; Semedo, Frasco e Quim;
Avs: Rui Barros, Fernando Gomes “cap.”; Madjer, Domingos, Raudnei, Jorge Plácido; Juary e Rui Neves;

1 comentário:

Anónimo disse...

cuidado com a bomba russa scpmigascp FORÇA GUIMARÃES