domingo, 12 de agosto de 2007

O «cromo do dia» - Geraldão

Geraldo Dutra Pereira nasceu a 24-04-1963 em Governador Valadares. Chegou ao FC Porto na época 1987/88, vindo do Cruzeiro, permanecendo quatro épocas nas Antas. Inicialmente fez dupla com Celso e com Lima Pereira, no FC Porto de Tomislav Ivic, e nas duas últimas épocas com Paulo Pereira e com Stephane Demol, no FC Porto de Artur Jorge. Geraldão foi um excelente defesa central, e internacional brasileiro, que teve uma passagem de grande sucesso pelo FC Porto. Os seus portentosos livres directos, que deram muitos golos ao FC Porto, ficaram na memória de todos, nomeadamente aquele que marcou a Tomislav Ivkovic num clássico frente ao Sporting (2-0). No dia anterior ao jogo, o guarda redes jugoslavo deu uma entrevista a um diário desportivo garantindo que Geraldão não marcaría de livre: "Já sei como é que Geraldão marca os livres" comentou Ivkovic. Premonição ou não, na primeira oportunidade que Geraldão dispôs para aplicar o seu pontapé,...golo do FC Porto! Um estático Ivkovic limitou-se a ver a bola entrar no ângulo direiro da sua baliza depois de embater no poste. Uma bomba a 30 metros da baliza!
Uma curiosidade: no final de Janeiro de 1991, por decisão da direcção do FC Porto, Geraldão é afastado do plantel. Tudo porque Pinto da Costa descobriu que o central brasileiro, que marcara vários golos decisivos de livre, assinara um pré acordo com o Benfica, pois Gaspar Ramos mantinha vivo o sonho de construção de um Benfica Europeu, com Geraldão e Ricardo no centro da defesa. Mês e meio passou, e o FC Porto perdeu a liderança do campeonato para o clube da Luz, com Pinto da Costa preocupado, o Presidente fez regressar Geraldão do Brasil, para voltar a dar coesão defensiva ao FC Porto.
Depois de deixar o FC Porto a sua carreira prosseguiu em França (PSG) e no México (América), acabando por regressar ao Brasil em 1993 para jogar no Grêmio.
Neste cromo, surge ao serviço do PSG onde jogou uma época depois de deixar o FC Porto.

1 comentário:

Anónimo disse...

De salientar que foi nessa época de 1990/91 que após o afastamento de Geraldão, surgiu Fernando Couto para o substituir, ganhando a titularidade ao lado de Aloísio.