quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O «cromo do dia» - Branco

Hoje recordamos o melhor lateral esquerdo que passou pelo FC Porto. Cláudio Ibrahim Vaz Leal (Branco) nasceu a 04-04-1964 em Bagé. O apelido Branco surgiu quando ainda era jovem: nessa altura, era o único miúdo branco numa equipa de negros!
Branco começou a jogar futebol nas categorias juvenis do Guarany de Bagé iniciando a carreira profissional no Internacional. Mas as suas exibições ao serviço do Internacional despertaram o interesse do histórico Fluminense onde jogou 5 épocas antes de chegar à Europa para jogar no Brescia de Itália. Chegou ao FC Porto, de Artur Jorge, na época 1988/89 onde permaneceu dois anos antes de rumar novamente a Itália. Acabou por voltar ao Fluminense onde terminou a carreira profissional depois de uma breve passagem pelo histórico MetroStars da Liga norte-americana.
Branco era um lateral esquerdo que compensava alguma falta de velocidade com um excelente sentido posicional, grande cultura táctica e excelente visão de jogo. O seu famoso "pontapé canhão" garantiu muitos pontos ao FC Porto na época 1988/89 em que foi campeão.
Cláudio Ibrahim Vaz Leal participou em três Campeonatos do Mundo pelo Brasil, pelo qual foi Campeão do Mundo em 1994 (o famoso Tetra), e é o terceiro lateral-esquerdo da história com maior número de jogos disputados pela selecção brasileira, ficando apenas atrás de Júnior e Nilton Santos.
Depois de terminar a carreira, assumiu na CBF o cargo de coordenador da seleção brasileira de masters. "Sou coordenador, mas também jogo. O time está sempre fazendo partidas pelo Brasil" comentou Branco. Além do ex-lateral esquerdo, fazem parte desta selecção outros ex-craques, como Mazinho, Zetti, Ricardo Rocha, Renato Gaúcho e Dunga.
Uma curiosidade: no Mundial de Itália, durante o jogo contra a Argentina, Branco bebeu uma água oferecida pelos argentinos e sentiu-se mal. Anos mais tarde, Maradona e o técnico da Argentina, Carlos Bilardo, admitiram que a água estava contaminada com tranquilizantes!!!
Neste cromo, surge ao serviço do Génova de Itália onde jogou depois de deixar o FC Porto.

Sem comentários: