terça-feira, 14 de agosto de 2007

Quando volta o ciclismo?

Durante as últimas etapas da Volta a Portugal têm surgido alguns espectadores com camisolas e bandeiras do FC Porto. Ao que parece, estes adeptos de ciclismo pretendem apoiar Cândido Barbosa pois há muito tempo que o FC Porto extinguiu a sua secção de ciclismo. Não deixa de ser irónico que o principal candidato à vitória na Volta e portista assumido, José Azevedo, represente actualmente o Benfica. O corredor português desabafou recentemente: "a minha equipa é o Benfica, o meu clube é o FC Porto"!
Infelizmente o FC Porto não parece muito interessado em reactivar a secção de ciclismo, o que é pena pois os adeptos do clube e do ciclismo em geral mereciam uma equipa à medida do vasto e rico historial do FC Porto na modalidade. Será difícil obter um patrocinador?
O FC Porto é o clube com mais títulos de vencedor da maior prova do ciclismo português. Os corredores do FC Porto venceram a prova por 12 vezes, a última das quais em 1983 (Marco Chagas), enquanto que Sporting e Benfica têm apenas 9 títulos individuais cada. O FC Porto contou ao longo da história da modalidade com alguns dos mais prestigiados corredores do ciclismo português, como: Dias dos Santos, Manuel Zeferino, Moreira de Sá e Marco Chagas (o maior vencedor da história da Volta a Portugal). No início da década de 80 o clube chegou mesmo a vencer a prova por três vezes consecutivas (de 1981 a 1983), com Manuel Zeferino e Marco Chagas (por duas vezes) a garantirem o Tri no ciclismo. O antigo Estádio das Antas chegou a ter uma pista de ciclismo inaugurada em 1960. Mais de 40 anos depois sería hora de fazer regressar o ciclismo ao FC Porto?
Em cima, a ilustrar o "post", a equipa do FC Porto que participou na Volta a Portugal de 1955.

Sem comentários: