segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O «cromo do dia» - Valdemar Mota

Valdemar Mota foi um dos melhores jogadores do FC Porto dos anos 20 e anos 30. Foi um excelente médio/extremo direito que jogou mais de 20 vezes pela Selecção Nacional e notabilizou-se por ter marcado três golos num jogo frente à Itália (vitória por 4-1). Foi também o primeiro atleta olímpico do FC Porto a representar Portugal (4º lugar) nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928. Nessa altura, ficou célebre o trio de luxo: Valdemar Mota, Acácio Mesquita e o génio "Pinga", que venceram pelo FC Porto o primeiro campeonato da liga realizado em 1934/35. Os «três diabos do meio-dia» foram assim apelidados depois do FC Porto vencer as melhores equipas da Europa dessa altura, durante o Natal de 1933. O trio começou a dar nas vistas durante um jogo frente à Selecção de Budapeste que o FC Porto venceu por 7-4. No jogo seguinte, frente ao poderoso First de Viena, nova vitória por 3-0 com Valdemar Mota, Acácio Mesquita e Pinga a revelarem um entendimento e cumplicidade que arrasaram os austríacos, que não esperavam tamanha ousadia do FC Porto. Os «três diabos do meio-dia» fizeram parte da equipa, treinada por Joseph Szabo, que nessa altura (da época 1927/28 a 1934/35) venceu 1 Campeonato da Liga, 1 Campeonato de Portugal e 8 Campeonatos do Porto.
Aqui fica o onze tipo dessa altura: Miguel Siska, Avelino Martins, Pedro Temudo, Álvaro Sequeira, Álvaro Pereira, Castro, Lopes Carneiro, Valdemar Mota, Acácio Mesquita, Pinga e Carlos Mesquita.
Uma curiosidade: depois de terminada a carreira de futebolista, Valdemar Mota dedicou-se ao comércio. O seu estabelecimento, situado na baixa do Porto, possuía uma clientela seleccionada. A sua mercearia ficava junto à entrada do Mercado do Bolhão e era frequentada pela burguesia e gente abastada do Porto.

Sem comentários: