sábado, 1 de agosto de 2009

Bobby Robson, 1933-2009

Faleceu o homem responsável pelo melhor futebol que o FC Porto praticou durante a década de 90. 'Sir' Bobby Robson tinha 76 anos e deixou-nos depois de não resistir a mais um cancro (o quinto!) que lhe foi diagnosticado.
O técnico inglês permaneceu nas Antas durante duas épocas e meia, e acabou por ser fundamental na rápida saída do estado de autêntica depressão em que a equipa do FC Porto se encontrava após uma decepcionante segunda experiência com o croata Tomislav Ivic.
Na altura, a troca de Ivic por Robson funcionou quase como uma injecção de adrenalina na equipa, que no final do campeonato nacional 1993/94 quase chegou ao título, isto depois de uma péssima 1ª volta com o técnico croata.
Além de ter alterado a mentalidade dos jogadores do FC Porto, Robson também trouxe consigo a alegria e o futebol de ataque. A sua forma de abordar o jogo ficou bem demonstrada nas autênticas goleadas que o FC Porto aplicou a alguns adversários durante a sua estadia nas Antas. Em dois anos e meio, 'Sir' Robson venceu 5 troféus: 2 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças. Notável!
Na próxima semana, recordaremos o tempo que passou nas Antas.

2 comentários:

Ricardo M. disse...

Um Grande Senhor este Mister ...
R.I.P.

Anónimo disse...

Tirando aquela traiçãozinha de ter accionado judicialmente o fcp quando o trocou pelo Barcelona...