quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quem vai marcar os golos do FC Porto?

Pelo que vimos até agora, não será Farías! O avançado argentino realizou uma pré-época sofrível. Embora seja ainda cedo para avaliações mais conclusivas, a verdade é que 'Farígol' fica muito a dever ao seu compatriota que se transferiu para o Lyon. Entre o incansável lutador Lisandro Lopez e o quase estático Ernesto Farías vai uma distância enorme.
Aquando da confirmação da transferência de Falcão, tinhamos alertado para o facto de já não se justificar a permanência de Farías no plantel, pois além de ter características idênticas ás de Falcão, o ponta-de-lança argentino também é um jogador sem qualquer margem de progressão (já chegou ao FC Porto com 27 anos).
O problema que se coloca ao FC Porto é o baixo valor de mercado do seu passe. Neste momento, Farías só é apetecível para os clubes do seu país. No entanto, nenhum clube argentino tem possibilidade de desembolsar 3 ou 4 milhões de euros para fazer regressar o jogador à Argentina. Para o FC Porto, o ideal seria transferir Farías a título definitivo (o empréstimo será sempre um mau negócio, pois 'Farígol' vai completar 30 anos) e adquirir um avançado com as características idênticas ás do muito bem referenciado Kléber, do Cruzeiro. O "Gladiador" é o típico avançado com potência que Jesualdo tanto aprecia.
Com Hulk colocado numa das alas do ataque (a sua posição natural), com Falcão a atravessar o natural período de adaptação, com Farías sem dinâmica e com Orlando Sá lesionado, quem vai assumir a responsabilidade de marcar golos? Todos, talvez!
As últimas notícias sugerem a ida do FC Porto ao mercado para adquirir um avançado. Esperemos é que esse repentino desejo não esteja relacionado com a possível saída de... Hulk!
Depois de termos perdido Lucho, Lisandro e Cissokho, seria quase dramático ficarmos sem o melhor futebolista a actuar em Portugal neste momento.
Não seria nada surpreendente se surgisse uma proposta irrecusável por Hulk vinda de Inglaterra, tendo em conta que Chelsea e Manchester United, por exemplo, ainda não entraram a sério no mercado. Se assim for, Jesualdo terá pela frente o maior desafio da sua carreira: ser campeão sem 4 (podem ser 5, se Bruno Alves também sair) dos jogadores que constituíam os alicerces dos «tetracampeões». Nessas circunstâncias, só mesmo o Professor para devolver consistência e solidez ao «onze» do FC Porto. Mas não lhe peçam o mundo...
O FC Porto, pela voz de Antero Henrique, é que já foi avisando: «vai ser o campeonato mais difícil das últimas épocas»!
De qualquer forma, havendo propostas irrecusáveis pelos jogadores, o FC Porto pouco pode fazer.
Está em causa a vitalidade do clube, e da SAD, a nível financeiro. Há um estádio, um pavilhão (que custou 11 milhões de euros) e vencimentos por pagar (mais de 70!). Como afirmou recentemente um dos Administradores da SAD, apesar do avolumar do Passivo, o FC Porto tem honrado os seus compromissos a tempo e horas!
Olhando para trás, só podemos lamentar a saída de Lucho Gonzalez por um valor (18 milhões de euros) que não corresponde ao seu potencial. Quanto ás transferências de Cissokho e Lisandro Lopez, foram autênticos 'jackpots' (o mesmo se aplica à possível saída de Bruno Alves, por 30 milhões de euros). O FC Porto vendeu caro e vendeu bem!
Quanto ao desejado avançado (e independentemente da saída ou permanência de Hulk), a sua chegada é fundamental para discutir com Falcão a 'posição 9' do ataque do FC Porto.

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Só espero, para bem do F C Porto, que, a vir, venha um avançado possante, como há dias dava ideia um artigo muito bem elaborado (por certo por ser da redacção no Porto)do jornal A Bola. Pois o FCP bem precisa de um avançado capaz de fazer a diferença. Mas esperemos, continuo ainda com confiança em quem tão bem tem sabido dirigir o clube.
Abraço
A.P.