quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Falcão 'no perdona'... e Lisandro também não!

Chegou ao FC Porto com a responsabilidade de substituir o inigualável Lisandro Lopez (marcou um «hat-trick» em 15 minutos, no último jogo do Lyon) e, mesmo sendo já uma certeza do futebol colombiano, ninguém esperaria que Falcão ultrapassasse com tanta facilidade aquele natural período de adaptação que os jogadores sul-americanos sempre enfrentam quando chegam à Europa. No FC Porto, só nos recordamos de um caso semelhante, o de Lucho Gonzalez. O nosso ex-nº 8 também não teve dificuldade em garantir um lugar no «onze» logo nos primeiros jogos que realizou com a camisola do FC Porto.
Apesar de ainda ser cedo para conclusões definitivas, a verdade é que Radamel Falcao García Zarate já mostrou que poderá fazer esquecer Lisandro dentro de muito pouco tempo. O novo avançado colombiano do FC Porto tem feito o que lhe tem sido pedido pelo colega Bruno Alves. «Falcão, 'no perdona'» é a frase que o 'capitão' escolheu para motivar o homem responsável por marcar os golos do FC Porto.
Com a facilidade e competência com que o Prof. Jesualdo integra e adapta os novos reforços aos métodos do FC Porto, dentro de pouco tempo será possível encurtar a diferença de 20 milhões de euros entre o custo de Falcão (4 milhões de euros) e a mais-valia realizada com a venda de Lisandro (24 milhões).
Falcão sempre marcou golos com regularidade ao serviço do River Plate e da Selecção da Colômbia. Apesar disso, o ponta-de-lança colombiano nem sempre era titular no «onze» do histórico clube de Buenos Aires. Durante a sua estadia no River, os argentinos sempre possuíram várias opções para a frente de ataque (Fernando Cavenaghi, Maxi López, Federico Higuáin, Marcelo Salas, Luciano Figueroa, Ernesto Farías, Rolando Zárate,...), o que impedia o jovem Falcão de realizar vários jogos consecutivos no «onze», nunca marcando mais de 10/15 golos por época.
Com a confiança e responsabilidade que o FC Porto lhe pretende atribuir, espera-se que a sua média de golos suba um pouco (na Liga portuguesa, a média de golos de um bom ponta-de-lança titular do FC Porto deveria rondar os 15/20 golos por época).
Agora, falta resolver a questão do complemento/alternativa a Falcão. Jesualdo já garantiu que confia em Farías para ser opção ao avançado colombiano (Orlando Sá continua a recuperar de uma lesão grave), mas o avançado argentino é agora um jogador na curva descendente da carreira.
Além disso, as dúvidas quanto ao seu futuro têm deixado 'Farígol' com ainda menos desenvoltura, o que mostra que a possibilidade de regressar à Argentina também não lhe desagrada.
Se a aquisição de Kléber (apresenta uma média de quase 1 golo por jogo ao serviço do Cruzeiro) ainda se confirmar, o FC Porto fica com dois avançados jovens e conceituados. Se lhes juntarmos Hulk, ficamos bem servidos!

PS: apesar de ter dois adversários conceituados no seu grupo, o FC Porto não se pode queixar do calendário da Liga dos Campeões. Se não perder em Londres logo na 1ª jornada, o FC Porto tem tudo para seguir em frente, pois logo a seguir realiza 3 jogos em casa e apenas 1 fora (com o 'outsider' APOEL). Ou seja, temos tudo para chegar a Madrid (última jornada) com o acesso aos Oitavos garantido.

Sem comentários: