domingo, 9 de agosto de 2009

«Curiosidades FCP» - A edição de 1991 do 'Troféu Teresa Herrera' (Parte I)

Depois de termos recordado a vitória do FC Porto na edição de 1987 do 'Joan Gamper', hoje é a vez de recuarmos (novamente com ajuda do 'El Mundo Deportivo') a outra conquista portista num torneio de pré-época, no 'Troféu Teresa Herrera', em 1991.
Este troféu disputa-se desde 1946, na Corunha (Galiza), e é o 3º torneio de futebol mais antigo de Espanha, logo atrás da 'Copa San Pedro' e do 'Trofeo Playa y Sol'.
Inicialmente, o torneio surgiu como forma de obter fundos para os habitantes mais desfavorecidos da Galiza, daí ter sido baptizado de Teresa Herrera, a benfeitora dos pobres.
O FC Porto disputou pela primeira vez a prova em 1948, tendo sido derrotado (2-1) na final, pelo Barcelona. A vitória surgiu 43 anos depois, numa edição que também contou com as presenças do Deportivo, do Ajax e do Real Madrid.
Além do FC Porto, houve mais 3 equipas portuguesas que já venceram o torneio: o Sporting, em 1961, o Vitória de Setúbal, em 1968, e o Benfica, em 1987. Este ano, o troféu será disputado em apenas uma partida, a ser jogada na próxima Segunda-feira (10 de Agosto), entre o Deportivo e o At. Madrid.
Quanto à edição de 1991, disputou-se entre os dias 15 e 17 de Agosto e coincidiu, mais uma vez, com as festas da Galiza.
Hoje, recuperamos o primeiro dia da prova, com os jogos das meias-finais: FC Porto - Real Madrid e Deportivo - Ajax.
O FC Porto não poderia ter tido uma melhor estreia nessa edição do 'Teresa Herrera', pois começou logo por vencer o Real Madrid, por 2-1.
Aqui ficam os «onzes» e os marcadores dessa partida:
Estádio Riazor (Corunha), 15 de Agosto de 1991
FC Porto: Vítor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, Vlk, Jaime Magalhães (Morgado aos 78'), Semedo (Zé Carlos aos 22'), Kiki, Ion Timofte, Mitharsky e Kostadinov;
Treinador: Carlos Alberto Silva
Real Madrid: Buyo, Chendo, Villarroya (Gordillo aos 65'), Sanchis, Ricardo Rocha, Míchel, Hierro (Milla aos 79'), Prosinecki, Hagi, Luís Henrique (Alfonso aos 68') e Emílio Butragueño;
Treinador: Radomir Antic
Golos: Mitharsky aos 37', Kostadinov aos 46' e Prosinecki aos 56';
Para o 'El Mundo Deportivo', «los portugueses fueron la cruz del Real, e acabaron alcanzando un triunfo justo». Os espanhóis (imprensa da Catalunha!), apesar dos elogios realizados à vitória do FC Porto, também se mostraram muito críticos com a exibição do Real Madrid.
«Con sólo Prosinecki no se gana», titulava o diário catalão na página dedicada ao jogo. Segundo rumores com origem na capital espanhola, o croata era visto pela famosa 'Quinta del Buitre' (conjunto de conceituados jogadores do Real Madrid com grande influência no balneário) como uma espécie de intruso no plantel.
Além de ter criticado a exibição de jogadores como Chendo, Sanchis, Míchel e Butragueño, a imprensa espanhola também lamentou a ausência do jogo do mexicano Hugo Sanchez. O jornalista do 'El Mundo Deportivo' que acompanhou a partida confirmou que «al equipo de Antic le faltaron muchas cosas, pero sobre todo Hugo Sanchez». Já para a equipa do FC Porto não sobraram elogios. Os espanhóis destacaram a boa organização defensiva da equipa de Carlos Alberto Silva: «Vítor Baía, bien guarnecido por una seria y ordenada defensa en la que lució el ex-azulgrana Aloísio, formando un buen tánden con Fernando Couto».
Algo surpreendentemente, o búlgaro Mitharsky, que acabou por ter uma passagem algo discreta pelas Antas, viu a sua exibição ser muito elogiada pelo 'El Mundo Deportivo'.
Para os espanhóis, «lo mejor del Oporto fueran sus puntas, los búlgaros Kostadinov (por el suspira el Sevilla) y Mitharsky».
No final da partida, os jornalistas espanhóis presentes no Riazor também quiseram chegar à fala com Aloísio, que tinha chegado ao FC Porto na época anterior, vindo do Barcelona. O central brasileiro mostrou-se agradado com a exibição do FC Porto, confessando, ao mesmo tempo, que tinha por hábito realizar boas exibições sempre que o 'Barça' vencia os madrilenos: «ganamos con toda justicia. Yo siempre me lo paso en grande cuando gano al Real Madrid».
O diário espanhol também guardou um pequeno espaço nas páginas dedicadas ao torneio para publicar os ecos da vitória do FC Porto na imprensa portuguesa, recuperando alguns excertos das crónicas do jornal 'Record', do 'Público' e do 'Diário de Notícias' (em cima).
Quanto ao outro jogo das meias-finais, terminou com a vitória (1-0) do Deportivo sobre o Ajax. Também recordamos os «onzes» dessa partida:
Deportivo: Liaño, Gustavo, Sabin Bilbao, Djukic, Lasarte, José Ramon, Kanatiarovsky, Kiliakov, Fran, López Recarte (Mariano aos 53'), Claudio (Kirov aos 58');
Treinador: Marco Antonio Baronat
Ajax: Stanley Menzo, Danny Blind, Wink, Ian Wouters, Frank De Boer, Winters, Petersson, Gronendijk, Brian Roy (Peterssen aos 34'), Van't Schip (Willems aos 70') e Van Loen;
Treinador: Leo Beenhakker;
Golos: López Recarte aos 11';
Em cima, recuperámos duas fotos de dois lances do jogo entre FC Porto e Real Madrid, em que intervêm Aloísio e Hagi (na primeira), e Mitharsky e Prosinecki (na segunda).
Uma curiosidade: Fran (Deportivo) e Vítor Baía foram ambos utilizados nos jogos das meias-finais da Liga dos Campeões 2003/04, entre o FC Porto e o Deportivo. Ou seja, 13 (!) anos depois de se terem cruzado no 'Teresa Herrera'.
Na próxima semana, recuperamos os jogos de atribuição do 3º e 4º lugares (Real Madrid - Ajax) e o jogo da final (Deportivo - FC Porto).

(Continua)

Sem comentários: