domingo, 23 de agosto de 2009

«Curiosidades FCP» - A Supertaça europeia 2003

Aproveitamos o jogo da Supertaça europeia 2009, a realizar na próxima Sexta-feira, entre o Barcelona e o Shakhtar Donetsk, para recordarmos a 2ª presença do FC Porto na final da competição. Depois de ter defrontado o Ajax, em 1988 (vitórias em Amesterdão e no Porto, ambas por 1-0), o FC Porto defrontou o campeão da Europa de 2002/03, o AC Milan. Recordamos essa partida com a 1ª página do jornal «Record», que no dia do jogo antecipava o duelo entre Deco e Rui Costa, e o ingresso que deu acesso ao jogo do Estádio Luís II, no Mónaco.
O FC Porto ganhou o direito de disputar a Supertaça europeia 2003 depois de vencer (3-2) o Celtic naquela épica Final da Taça UEFA, em Sevilha, enquanto que o AC Milan garantiu a presença no Estádio Luís II depois de derrotar (3-2 após gp) a Juventus, na Final da Liga dos Campeões 2002/03.
É curioso que ambos os treinadores fizeram apenas duas alterações nos «onzes» que tinham disputado essas duas finais europeias. Mourinho trocou Nuno Valente e Capucho por, respectivamente, Ricardo Costa e McCarthy, enquanto que Ancelotti colocou Simic e Pancaro nos lugares de, respectivamente, Costacurta e Kaladze.
Os italianos chegaram ao Mónaco com menos dias de preparação do que o FC Porto, que nessa altura já tinha iniciado a Liga portuguesa.
Assim, Carlo Ancelotti, sabendo que a sua equipa se poderia ressentir do esforço, optou por tentar surpreender o FC Porto logo no início da partida. E assim foi, com o ucraniano Shevchenko a bater Vítor Baía, logo aos 10 minutos de jogo. A partir desse momento, o FC Porto lançou-se numa autêntica corrida contra o tempo.
A equipa de José Mourinho realizou uma exibição em crescendo e só com muita sorte o AC Milan conseguiu manter o 1-0 até ao final da partida. Nos últimos minutos de jogo, o FC Porto chegou mesmo a dispor de duas ou três claras oportunidades de golo, mas o 'gigante' Dida conseguiu manter a sua baliza inviolável.
Aqui ficam os «onzes» da Supertaça europeia 2003:
Estádio Luís II (Mónaco), 29 de Agosto de 2003
Árbitro: Graham Barber (Ing)
FC Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Costinha (Bosingwa aos 67'), Deco, Alenitchev (Ricardo Fernandes aos 75'), Maniche, Derlei e Benni McCarthy (Jankauskas aos 60');
Treinador: José Mourinho
AC Milan: Dida, Maldini, Nesta, Simic, Pancaro, Gattuso, Rui Costa (Cafu aos 85'), Seedorf (Ambrosini aos 71'), Pirlo, Shevchenko (Rivaldo aos 76') e Inzaghi;
Treinador: Carlo Ancelotti
Golos: Shevchenko aos 10'

Sem comentários: