domingo, 16 de agosto de 2009

A «foto do dia» - 6 figuras do FC Porto 1984/85

Hoje, a «foto do dia» é um «6 em 1». Recordamos 6 jogadores do plantel do FC Porto da época 1984/85: os avançados Jacques, Walsh e Vermelhinho; os guarda-redes Zé Beto e Barradas; e o defesa Lima Pereira.
Destes 6 jogadores, apenas Zé Beto foi totalista na campanha que levou o FC Porto à conquista do título, 6 anos depois da última vitória no campeonato, no final dos anos 70, com José Maria Pedroto. Dos outros 5 homens da foto, só Lima Pereira e Vermelhinho foram tão utilizados por Artur Jorge. O central do FC Porto esteve presente em 27 jogos, sempre como titular (e com o inseparável Eurico a seu lado), enquanto que o avançado (17 jogos a titular e 9 jogos como suplente utilizado) era muitas vezes o escolhido para, no ataque, acompanhar a dupla Futre-Gomes.
Quanto aos outros 3, Jacques e Walsh eram quase sempre utilizados nos últimos minutos daqueles jogos em que era necessário colocar mais um avançado em campo, enquanto que Barradas (ex-Salgueiros) foi vítima da regularidade de Zé Beto, assistindo quase sempre aos jogos no banco de suplentes.
Destes 6 jogadores, apenas Jacques e Barradas não permaneceram no plantel da época seguinte.

Sem comentários: