domingo, 16 de agosto de 2009

«Curiosidades FCP» - A edição de 1991 do 'Troféu Teresa Herrera' (Parte II)

Depois de termos recordado os jogos das meias-finais da edição de 1991 do 'Teresa Herrera', hoje é a vez de recuperármos, novamente com a ajuda do 'El Mundo Deportivo', o jogo de atribuição do 3º e 4º lugares (Ajax - Real Madrid), e a final da prova (Deportivo - FC Porto).
Curiosamente, o 'El Mundo Deportivo' acabou por dar mais destaque à derrota do Real Madrid frente aos holandeses do que à vitória do FC Porto no torneio. Depois de na véspera ter reservado duas páginas ao FC Porto - Real Madrid, o diário catalão fez apenas uma pequena referência ao 'Depor' - FC Porto nas páginas dedicadas ao último dia do 'Teresa Herrera' (talvez por não ter sido uma equipa espanhola a conquistar o troféu...).
Depois da má exibição do Real Madrid frente ao FC Porto, o 'El Mundo Deportivo', sendo um diário desportivo sediado na Catalunha, não perdeu a oportunidade de criticar mais uma derrota do eterno rival do Barcelona. Os madrilenos voltaram a realizar uma má exibição e foram derrotados pelo Ajax, por 2-1. Vamos recordar os «onzes» e os marcadores dessa partida, que deu aos holandeses um lugar no pódio do 'Teresa Herrera':
Estádio Riazor (Corunha), 17 de Agosto de 1991
Ajax: Stanley Menzo, Danny Blind, Vink, Hansen, Krek (Frank De Boer aos 70'), Ian Wouters, Aron Winter, Petterson (Jonk aos 46'), Groendijk, Dennis Bergkamp, Van Loen (Willens aos 81');
Treinador: Leo Beenhakker;
Real Madrid: Buyo, Chendo (Maqueda aos 65'), Villarroya, Tendillo, Sanchis, Hierro, Míchel (Luís Henrique aos 65'), Prosinecki, Hagi (Jaro aos 33'), Aldana e Emílio Butragueño;
Treinador: Radomir Antic;
Golos: Ian Wouters aos 15' e Dennis Bergkamp aos 67';
Para o 'El Mundo Deportivo', «el Madrid tuvo que conformarse con el último puesto de esta edición del Teresa Herrera». Tal como já tinha acontecido no jogo das meias-finais, frente ao FC Porto, a imprensa espanhola voltou a ser muito crítica com a exibição da equipa de Radomir Antic. O croata Prosinecki foi o único jogador a merecer elogios dos jornalistas presentes no Riazor. «Prosinecki, el único que arrancó aplausos», titulava o diário catalão na crónica dedicada ao jogo de atribuição do 3º e 4º lugares do torneio.
«El Madrid fue una auténtica caricatura de equipo, falto de ambición y con errores más próprios de un conjunto "ascensor" que de un equipo que aspira al título de Liga», concluiu o jornalista do 'El Mundo Deportivo' presente no Riazor.
O principal visado pelas críticas da imprensa acabou por ser um dos mais conceituados jogadores do plantel, o centro-campista Míchel.
No final, o jogador espanhol evitou falar da partida e dos assobios de que foi alvo por parte do público («Míchel no quiso hablar de la unánime bronca de Riazor»). Era o início do declínio da famosa 'Quinta del Buitre'...
Perante a excelente oportunidade de colocar pressão no maior rival do 'Barça', o 'El Mundo Deportivo' acabou por dar pouco destaque à final do torneio. Para isso, também terá contribuído o facto do 'Depor' não ter conseguido vencer o FC Porto.
Depois de ter derrotado (2-1) o Real Madrid nas meias-finais, a equipa de Carlos Alberto Silva venceu (1-0) o Deportivo, na final, com um golo marcado já nos descontos, por Aloísio.
Aqui ficam os «onzes» da final do 'Teresa Herrera':
Estádio Riazor (Corunha), 17 de Agosto de 1991
Deportivo: Yosu, Albistegui, Sabin Bilbao, Gustavo, Djukic, Aspiazu (Kanatlarovski aos 45'), López Recarte, Kiriakov, Stojadinovic, Fran (José Ramón aos 45'), Villa;
Treinador: Marco Antonio Baronat;
FC Porto: Vítor Baía, João Pinto, Aloísio, Fernando Couto, Vlk, Zé Carlos, Jaime Magalhães, Ion Timofte, Kiki, Mitharsky e Kostadinov (Jorge Andrade aos 83');
Treinador: Carlos Alberto Silva;
Golos: Aloísio aos 92' (livre de Timofte, sobre a direita do ataque do FC Porto, e Aloísio, de cabeça, bateu Yosu);
Para o 'El Mundo Deportivo', «el partido fue muy disputado pero con poucas ocasiones de gol». Contudo, os espanhóis também reconheceram que «el Oporto hizo lo justo para ganar». Com essa vitória, o FC Porto impediu que o 'Depor' conquistasse o seu 5º 'Teresa Herrera' até então. Actualmente, os galegos já são o clube com mais troféus conquistados, principalmente devido ao facto da competição se ter começado a disputar em apenas uma partida.
Este ano, o At. Madrid impediu, com uma vitória nas grandes penalidades, que o Deportivo conquistasse o seu 10º (!) 'Teresa Herrera' consecutivo.

Sem comentários: