quarta-feira, 12 de agosto de 2009

«Curiosidades FCP» - A vitória na Supertaça 1993/94

Aproveitamos a mais recente vitória do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira para recordarmos um dos troféus que Bobby Robson conquistou durante a sua passagem pelas Antas.
Além de 2 campeonatos nacionais e 1 Taça de Portugal, Robson também venceu 2 Supertaças. Hoje, recuamos a uma dessas duas conquistas, a relativa à época 1993/94.
FC Porto e Benfica começaram por se defrontar no Estádio da Luz, a 24 de Agosto de 1994. Apesar de ter ficado em desvantagem no marcador já muito perto do final do jogo, depois de um golo de Vítor Paneira, marcado aos 75 minutos, o FC Porto restabeleceria o empate 3 minutos depois, com um golo de Rui Filipe (nota: esse jogo terminou com 5 expulsões!).
Nessa altura, a Supertaça ainda era disputada em duas mãos e no sistema de pontos, ou seja, o FC Porto teria de vencer nas Antas para garantir a conquista do troféu.
O jogo da 2ª mão disputou-se um mês depois da primeira partida e também terminou empatado (0-0). Como os golos obtidos fora de casa não davam vantagem em caso de empate, houve necessidade de se jogar uma Finalíssima.
O jogo foi disputado em Paris, a 20 de Junho de 1995, num lotadíssimo Parque dos Príncipes. Os emigrantes portugueses presentes na capital francesa compareceram em peso no jogo que marcou a conquista da 8ª Supertaça do nosso historial (o FC Porto venceu o Benfica por 1-0, com um golo de Domingos).
A ilustrar o 'post', recuperámos duas fotos do jogo da Finalíssima (a primeira, com Bandeirinha e Emerson na posse do troféu; e a segunda, com Paulinho Santos e Tavares a disputarem um lance no decorrer da partida) e o ingresso (custou 85 francos) que deu acesso ao jogo do Parque dos Príncipes.
Aqui ficam os intervenientes nessa partida:
Paris (Parque dos Príncipes), 20 de Junho de 1995
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Benfica: Neno; António Veloso (cap.) (Edgar Pacheco aos 65'), Paulo Madeira, Paulo Pereira e Dimas; Paulo Bento, José Tavares (Akwá aos 46'), Abel Xavier, Hélder e Daniel Kenedy; Mário Stanic;
Treinador: Artur Jorge
FC Porto: Vítor Baía; Bandeirinha (cap.), Zé Carlos, Aloísio e Paulinho Santos; Emerson, Secretário, Vassili Kulkov (Latapy aos 77') e António Folha; Rui Barros (Semedo aos 85'); Domingos;
Treinador: Bobby Robson
Golos: Domingos aos 51'

Sem comentários: