domingo, 16 de agosto de 2009

Estava-se a adivinhar!

E lá se foram as 12 vitórias consecutivas fora de casa... O empate (1-1) não foi surpreendente e também não foi dramático. Depois da fraquinha exibição no jogo da Supertaça, adivinhava-se que o FC Porto tivesse muitas dificuldades para vencer em Paços de Ferreira. Nota-se que é um FC Porto de início de época, com muita indefinição e hesitação no momento de definir as jogadas.
O início do campeonato é sempre complicado, mas o FC Porto está claramente a pagar o preço de ter deixado sair Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez. Nada que não tenha sucedido em anos anteriores. Os reforços precisam de tempo!
Ainda assim, no jogo de hoje, depois do «golo-ressalto» do adversário e da expulsão de Hulk, o FC Porto ainda teve ânimo e coragem para ir à procura do empate. Curiosamente, a equipa jogou melhor com apenas 10 homens, porque além da (natural) ausência de automatismos e fluidez de jogo, o FC Porto também se pode lamentar da postura de alguns jogadores.
Falamos, principalmente, em Raúl Meireles (foi displicente e está, nitidamente, a abusar do estatuto que tem no plantel) e Hulk (demasiado conflituoso e a discutir constantemente com o árbitro e os adversários). No pólo oposto, é de elogiar a atitude de Bruno Alves (que diferença para a postura de Ricardo Quaresma há um ano atrás). Apesar de ter consciência que pode estar iminente a sua saída do plantel, o central do FC Porto continua com uma postura exemplar. Grande profissional!
Quanto aos outros, não há muito a dizer, pois fizeram o que podiam nas actuais circunstâncias. Fica apenas uma nota para o entusiasmo de Falcão e para as exibições de Mariano Gonzalez e Ernesto Farías, que continuam a alternar os jogos bons com os sofríveis. Os dois argentinos teimam em não esclarecer os adeptos se têm ou não qualidade para assumir a titularidade no «onze» do FC Porto. Como oportunidades não lhes têm faltado...
Depois da estreia na Liga, Jesualdo terá agora uma semana para preparar a recepção ao Nacional. Desta vez, já poderá treinar toda a semana com os internacionais que estiveram ao serviço das Selecções.
Tal como em anos anteriores, o FC Porto vai voltar a enfrentar o problema das viagens intercontinentais dos internacionais sul-americanos. Esta semana, foram Guarín e Falcão a chegar atrasados à preparação do jogo com o Paços. Se no final da época contabilizarmos o nº de ocasiões em que os jogadores são chamados a representar as suas Selecções, chegamos à conclusão que haverá jogadores sul-americanos que poderão perder 5 ou 6 jogos por época. A reflectir...
Mas agora, é altura de pensar em vencer o Nacional para afastarmos o fantasma do mau início de época.

3 comentários:

Armando Pinto disse...

Antes, no início da jornada 1ª, logo a taça do campeonato já esteve exposta na Luz, com antecedência...!
Indecente o que se passou. O Porto nem jogou mal, mas assim não vai ser possível. Isto foi só uma amostra, se nos continuarmos a calar, ou melhor a comer e calar. Fomos claramente prejudicados por uma arbitragem tendencialmente habilidosa, e depois ainda aparecem uns comentadores da treta a inventar um pseudo-caso final, para desviar atenções, especialmente da expulsão do Hulk, a quem, com estes juízes, é permitido dar porrada, mas logo que disputa uma bola com mais virilidadede, é punido... E aparece no fim o Jesuldo com umas falinhas mansas, em vez de dizer o que devia... Enquanto no clube não houver quem diga veementemente as verdades, como fazia o Pedroto, vamos ser sempre roubados indecentemente... Eles lá em Lisboa bem diziam que este ano é que ia ser... Assim... Não venham agora espertos dizer que este ou aquele dos nossos jogou assim ou assado, a verdadeé que se não houvesse habilidades o Porto vencia.
Vá lá que os gatos fedorentos logo depois empataram (em seu campo...) e, como já esfregavam as mãos num vislumbre de antigo regime, afinal ficaram com tamanha cabeça...

Orgulhoazulebranco disse...

Concordo com a análise.
O Mariano e o Farías ora nos fazem pensar que devem ser titulares ora fazem o contrário.O Farías foi um pouco vitima do pouquissimo jogo q lhe chegou;Falcao pareceu-me um jogador mais irriquieto e inconformado.

Quanto ao Meireles,não se está a abusar do estatuto que tem no plantel(se for isso,passa-lhe,tenho a certeza) ou se não terá acusado o desgaste do jogo a meio da semana.Vamos ver como se porta nos próximos jogos.

Dragaopentacampeao disse...

Todos temos a obrigação de saber que para ganharmos temos de ser muito melhor que os nossos adversários. Sempre assim foi.

Desta vez não conseguimos sequer uma exibição aceitável, por isso o resultado.

Temos de trabalhar no sentido de corrigir, o mais urgentemente possível, as deficiências de que a equipa padece.

Antes do mais, ter a coragem de apostar na matéria-prima de qualidade, que existe, em vez da aposta sistemática em jogadores por marcarem de vez em quando um golo, ou fazerem um jogo mais esforçado.

Tudo está bem quando acaba bem. Foi o que aconteceu a «essas figuras» nas épocas anteriores.

Mas Jesualdo vai ter de tomar uma atitude mais tarde ou mais cedo. Espero que cedo para não ser tarde demais.

Volto ao jogo para dizer que foi um espectáculo degradante, onde só se salvaram os últimos minutos, ainda que com mais coração do que cabeça.

Um abraço